CaptainSim Legendary C-130 PRO V1.1 FS9

quinta-feira, 24 de junho de 2010





O C-130 DA CAPTAIN SIM
Após 3 anos de desenvolvimento a Captain Sim lançou seu esperado Legendary C-130 Hercules, que já está sendo considerado um de seus melhores add-ons. A aeronave possui um nível de detalhamento altíssimo, a maior parte dos sistemas reais da aeronave é simulada, um FDE extensivamente testado por pilotos reais da aeronave, um aircraft config editor permitindo escolher diversas opções na aeronave e uma exaustiva fase de beta-test para descobrir os menores erros. A versão utilizada nesse review é a Professional, que vem com três variantes do C-130 e 10 pinturas altamente detalhadas.

INSTALAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO

Foi enviado um e-mail com o link para download e o Order number. Após baixar o arquivo de instalação(86.6Mb) simplesmente tive que rodar o setup, mandar prosseguir e colocar o Order Number quando necessário. Em pouco tempo o Legendary C-130 Hercules já estava instalado em minha máquina, ocupando em torno de 667Mb no meu HD. Só pelo tamanho da aeronave pude perceber sua complexidade. Outro fator que me fez perceber o quão complexo é esse add-on foi o manual que o acompanha. São quase 210 páginas explicando detalhadamente cada sistema do avião e como operá-lo corretamente. Além disso há várias tabelas reais de performance do Hercules. O manual veio dividido em três partes:

Parte I – Systems: Explica detalhadamente cada sistema do avião.

Parte II – Normal Procedures: Explica como operar corretamente os sistemas em todas as fases do vôo.

Parte III – Performance: Explica o que pode e o que não pode ser feito com o avião, os limites de velocidades e estruturas e conta com várias tabelas de performance.

Para mim, a única falha nesse manual é a falta de tabelas de velocidades de decolagem e um vôo tutorial. O manual está somente em inglês e uma boa leitura deixará o piloto virtual pronto para operar esse gigante dos ares de forma correta.


AIRCRAFT CONFIG EDITOR (ACE)
O Hercules da Captain Sim vem com um configuration manager bastante interessante. É possível escolher dezenas opções de configuração da aeronave tais como: instalação e remoção de pinturas, escolha de efeitos próprios, reflexos exteriores, escolha ou não de virtual cockpit, escolha de instrumentos analógicos ou EICAS, escolha de visões internas 2D, escolha da cor da iluminação noturna, escolha de reflexão dos vidros do cockpit, há um load manager permitindo a escolha da quantidade de combustível, qual o tipo de carga que será utilizado e sua quantidade, há a possibilidade de updates online e alguns outros detalhes. Eu preferi voar sem as relexões nas janelas do cockpit por dois motivos: elas são estáticas, ou seja, você vê sempre a mesma reflexão independente do que está do lado de fora do avião e as reflexões atrapalham muito a visão externa quando se está em um vôo com baixa visibilidade. As reflexões só podem ser vistas quando se está voando no Virtual Cockpit. Além disso senti falta de um fuel planner que calculasse a quantidade necessária de combustível para um determinado vôo.

MODELO EXTERNO
O modelo externo do C-130 está muito bem feito e é idêntico à aeronave real. Possui diversas partes móveis (flaps, ailerons, pedais, profundores, estruturas do trem de pouso, luzes de pouso, a movimentação das hélices conforme se altera o passo), todas as portas podem ser abertas(passageiros e cargas), as janelas do cockpit também podem ser abertas e possuem bonitas reflexões. Através de um comando na cabine é possível ver uma animação de um carro de guerra entrando no avião e que pode ser transportado durante o vôo. Há também outros objetos como bandeiras e travadores das rodas. As texturas das aeronaves foram feitas com muito cuidado e estão perfeitas.

A iluminação noturna também está excelente. As luzes de pouso estão um pouco fortes, mas ainda é possível obter uma boa visualização das marcações nas pistas e taxiways. Uma característica muito especial desse add-on são os efeitos próprios que vem com a aeronave. É possível perceber fumaça saindo dos motores quando o acionamos e quando estamos com a potência elevada. É possível ver o efeito do fuel dumping (alijamento de combustível) saindo dos tanques, porém o único problema que encontrei foi que se eu colocar para somente ocorrer alijamento em um tanque o combustível sairá dos dois tanques. Outro efeito próprio que vem com a aeronave são os lançadores infra-vermelhos, que é um sistema de defesa do C-130. Essas são características marcantes de um Hercules real e que a Captain Sim representou muito bem.


PAINEL 2D, VIRTUAL COCKPIT E SISTEMAS DA AERONAVE
Como disse no início desse review percebi que se tratava de um add-on bastante complexo devido ao seu tamanho e pude comprovar isso na hora voar o C-130 da Captain Sim. A aeronave é praticamente 100% funcional e há uma representação vastíssima de seus sistemas: sistema elétrico, hidráulico, de pressurização, de alimentação de combustível, alijamento de combustível, sistemas de emergência e vários outros. O piloto automático do C-130 é diferente de qualquer outro e requer um pouco de prática até adaptar-se a ele. É um piloto automático bastante limitado se compararmos com os mais modernos presentes em Boeings, Airbus, Embraer e afins.

Um problema que percebi foi que a aeronave demora bastante até se estabilizar em aproximações ILS. Um erro que observei foi que o avião não possui DME2. Fora esses pequenos problemas todos os sistemas e instrumentos funcionam muito bem. O painel 2D está muito bem feito e permite uma boa visibilidade externa. Todos os gauges estão legíveis e bem desenhados. O piloto virtual pode estranhar um pouco certos instrumentos como o velocímetro que é bem peculiar. A marcação da velocidade é feita através de dois ponteiros: o ponteiro grande para dezenas de nós e o ponteiro pequeno para centenas de nós. Existem diversas janelas que permitem acessar todos os subpainéis da aeronave, que são muitos. É possível ter acesso à visão do passageiro na janela também e ao sistema de embarque do carro na aeronave.

Uma curiosidade é que é necessário alternar as visões do comandante e de co-piloto durante o vôo, já que esses painéis possuem algumas funções diferentes (ex: tanto as luzes de pouso como o trem de pouso só podem ser acessados através do painel do co-piloto). Uma coisa que me chamou bastante a atenção foi a iluminação noturna do painel que está simplesmente perfeita. É raro de se encontrar uma iluminação noturna do painel tão boa quanto a que encontrei no C-130 da Captain Sim. O Virtual Cockpit do C-130 da Captain Sim é uma verdadeira obra de arte. Tudo está muito bem representado e é muito bom de se voar. É possível ler sem problemas as indicações dos instrumentos, a iluminação noturna também está excelente, é possível ver pára-brisas se mexendo, reflexões(se escolhidas no ACE) e há uma funcionalidade um pouco maior que no painel 2D, pois funções como pára-brisa e iluminação específica de um área do painel só podem ser acessadas através do VC.


SONS
Os sons da aeronave estão muito bons e me pareceram bastante realistas. É possível perceber a potência dos motores quando se está na visão externa e perceber que é uma aeronave razoavelmente silenciosa quando estamos em seu interior. Só houve uma coisa que achei estranha: no pouso os sons do acionamento da potência reversa são ótimos, porém logo ao parar de usar os reversos há um som estranho de como se tivesse acontecido um disparo de hélice e em seguida volta ao som normal. Fora isso gostei bastante do que ouvi.

DINÂMICA DE VÔO (FDE)
Com certeza essa é a questão mais complicada para se falar no review dessa aeronave, já que não a piloto, não conheço ninguém que a pilote e não possuo seus manuais. O que vou colocar aqui é baseado na minha experiência em flight simulator e em vôos reais. A aeronave se comporta muito bem em vôo. É muito estável e bem gostosa de se voar na mão. Pude comprovar como o Hercules é um avião versátil, pois consegui decolar e pousar percorrendo distâncias curtíssimas. A performance de subida é surpreendente e consegui subir até seu teto operacional sem qualquer problema.

Também não tive problemas para pousar o avião e, apesar de ser enorme, com pouca prática já é possível fazer bons pousos. Uma característica que observei é que nas curvas é necessário aplicar bastante o pedal, pois senão a aeronave “derrapará” muito. Não sei se no avião real é assim, mas no C-130 da Captain Sim isso acontece. No geral o FDE me agradou bastante e pelo que li em fóruns internacionais está bastante semelhante com o da aeronave real.

PERFORMANCE


Sistema Utilizado:

Flight Simulator 9.1, Windows XP Professional com SP2, AMD Athlon XP 2200+ 1.8Ghz, GeForce FX5200, 256Mb RAM.

Com certeza esse é o aspecto mais importante de um produto para o Flight Simulator, pois de que adiante termos um add-on altamente detalhado e funcional, mas que seja extremamente pesado? Os testes foram feitos em um cenário default e usando como condições atmosféricas o tema “Fair Weather” e vou separar por partes a performance do C-130 da Captain Sim: Painel 2D: Os frames ficaram entre 18 e 25, porém percebi uma demora na hora de colocar as visões laterais e acessar o Overhead Panel, o que causa uma perda momentânea de performance. Virtual Cockpit: Os frames ficaram entre 10 e 15. É preciso bastante memória para roda-lo sem problemas.Visão externa: Os frames ficaram entre 18 e 25, mas quando eu girava a visão externa em torno do avião ocorriam pequenas “travadinhas”. Fazendo um balanço geral não se pode considerar o C-130 da Captain Sim uma aeronave leve, mas também não é pesado. Com uma máquina “média para boa” é possível usar tudo que o add-on oferece sem grandes problemas. Quem possui uma máquina mais fraca pode tirar o Virtual Cockpit através do ACE, que ganhará pontos preciosos na perfomance.

CONCLUSÃO
A Captain Sim fez uma aeronave simplesmente fantástica. Quase não há erros e os que existem não causam nenhum grande problema. É um avião feito tanto para quem gosta de aviação militar, como para quem não gosta de aviação militar, pois realmente é fascinante saber voar com esse gigante dos ares. Certamente é um add-on que não pode faltar no simulador de um piloto que gosta de realidade.


Pontos Positivos Pontos Negativos
Fácil Instalação e Desinstalação
Falta de um vôo tutorial e de um Fuel Planner

Excelente documentação
Reflexos nos vidros

Vasta representação dos sistemas e grande funcionalidade


Efeitos próprios


Boa dinâmica de vôo



3 comentários

Odnalro disse...
Este comentário foi removido pelo autor. 1 de maio de 2011 às 03:12
Odnalro disse...

e ae amigo vc poderia passar o order number por favor! Obrigado!

1 de maio de 2011 às 03:13

reupload please to another filehost
please :)

15 de abril de 2012 às 19:36

Postar um comentário