No final da década de 1950 era de interesse das agências americana, francesa, inglesa e soviética a criação de uma aeronave supersônica de transporte de passageiros. Cada um dos países possuía seu próprio projeto. Porém, no começo da década de 1960, devido aos enormes custos deste tipo de projeto os governos de Inglaterra e França decidiram juntar forças. E em 28 de novembro de 1962 foi assinado um tratado entre a companhia britânica British Aircraft Corporation (BAC) e a companhia francesa Aérospatiale, que juntas tornariam realidade o projeto da aeronave supersônica para passageiros.
No início do projeto, o Concorde tinha cerca de 100 pedidos das companhias mais importantes do mundo, alem de Air France, Pan Am e BOAC (que futuramente se tornou a British Airways), que eram as companhias lançadoras do projeto do Concorde, faziam parte desta lista companhias como: Japan Airlines, Lufthansa, American Airlines, Qantas, TWA, etc.
A construção das duas primeiras aeronaves protótipos começou em fevereiro de 1965. O Concorde 001 foi construído pela Aerosptiale em Toulouse enquanto que o Concorde 002 foi construído pela BAC em Filton. O Concorde 001 decolou para seu primeiro voo de teste em 2 de março de 1969, sendo que o primeiro voo supersônico foi realizado no dia 1º de outubro do mesmo ano.
Em 4 de setembro de 1971 o Concorde começou a sua série de voos de demonstração em sua turnê pelo mundo afora, inclusive inaugurando o Aeroporto Internacional de Dallas-Fort Worth em 1973 quando a aeronave visitou os Estados Unidos. Estes voos de demonstração fizeram com que o Concorde acumulasse um número de pedidos de mais de 70 aeronaves.
Entretanto, uma avalanche de cancelamentos nos pedidos se iniciou devido a uma conjunção de vários fatores, como: a crise do petróleo dos anos 1970, dificuldades financeiras por parte dos parceiros das companhias aéreas, a queda do concorrente russo do Concorde, o Tupolev Tu-144, e alegados problemas ambientais como ruído (sonic boom) e poluição. No final, apenas Air France e British Airways sobreviveram como únicas compradoras do Concorde. Um Concorde da British Airways, no Aeroporto Internacional de Londres Heathrow.
Ambas as companhias europeias realizaram uma série de voos testes e vôos de demonstração ao redor do globo com o Concorde a partir do ano de 1974. Nestes voos foram estabelecidos alguns recordes aeronáuticos que ainda hoje não foram superados. No total, foram realizadas 5.335 horas de voo com os três modelos do Concorde, o protótipo, o modelo de pré-produção e o modelo final de produção. No total, foram realizadas cerca de 2 000 horas de testes em voo supersônico. Estes números são quatro vezes maiores do que qualquer outra aeronave subsônica de tamanho semelhante.
Em 21 de janeiro de 1976 o Concorde começou seus voos comerciais, com um voo ligando Paris ao Rio de Janeiro (fazendo uma escala em Dakar). Voar no Concorde era uma experiência única. Tendo uma velocidade de cruzeiro em torno de 2,5 vezes a de qualquer aeronave de passageiros (1.150 nós contra 450 nós, sendo 1.292 nós o recorde em 19 de Dezembro de 1985), ele foi capaz de um feito memorável: um Concorde e um Boeing 747 da Air France decolaram ao mesmo tempo, o Concorde de Boston e o Boeing 747 de Paris. O Concorde chegou em Paris, ficou uma hora no solo e retornou a Boston, pousando 11 minutos antes do Boeing 747.
Turbulência era uma coisa que raramente o Concorde enfrentava, devido à grande altitude em que ele voava. Olhando pela janela podia-se ver claramente a curvatura da Terra, e a aeronave era mais rápida que a velocidade de rotação da Terra e isso se fazia notar quando ela decolava após o pôr do sol de Londres e chegava a Nova Iorque ainda de dia. Porém, por se tratar de um avião supersônico, o Concorde emitia muito ruído e poluição e assim por muito tempo ele não pôde pousar nos EUA por causa de leis ambientais.
O serviço de passageiros no Concorde permaneceu sem acidentes por cerca de 24 anos, atendendo regularmente, além de Nova Iorque e Washington, as cidades de Miami, Caracas, Ilha de Santa Maria, Dakar, Bahrain, Cingapura,Cidade do México e Rio de Janeiro. Ao longo destes anos, o avião rodou o mundo nas duas direções, visitando todos continentes, exceto a Antártica. Porém, em 25 de julho de 2000, um Concorde da Air France acidentou-se (com perda total) por causa de uma peça de um DC-10 da Continental Airlines que estava no meio da pista e havia decolado 5 minutos antes do Concorde, causando a paralisação de toda a frota francesa e britânica. Este acidente foi o começo do fim para o Concorde.
Após o acidente, o Concorde sofreu algumas modificações e 15 meses depois do acidente ele voltou ao serviço de passageiros. Porém, em 10 de abril de 2003, Air France e British Airways decidiram juntas encerrar os voos comerciais do Concorde. A Air France encerrou os vôos do Concorde em 31 de maio de 2003 enquanto que a British Airways encerrou os voos em 24 de outubro do mesmo ano.
O último voo oficial do Concorde foi dado a cabo por um British Airways Concorde, em 26 de novembro de 2003 para a sua casa natal (Filton/Inglaterra), em que foram realizadas homenagens ao Concorde, como o movimento do "Bico" (Levantamento e Baixamento), logo depois seus motores foram desligados fechando um dos mais gloriosos capítulos da aviação.
Dados da Aeronave:
Dimensões
* Comprimento: 61,65 m * Envergadura: 25,6 m * Altura: 12,2 m * Lugares: 110 poltronas
Pesos
* Peso Básico Operacional: 78.700 kg * Peso Máximo Zero Combustível: 92.080 kg * Capacidade de carga paga (payload): 13.380 kg * Peso Máximo de Decolagem: 185.000 kg * Peso Máximo de Pouso: 111.130 kg
Desempenho
* Velocidade Máxima de Operação: Mach 2,04 * Velocidade Normal de Cruzeiro: Mach 2,00 * Altitude Máxima de Operação: 60.000 pés / 18.300 m * Alcance oficial: 3.700 NM ou 6.852 km (O recorde da aeronave é de 3.965 NM no voo Washington – Nice em 11 de setembro de 1984)
Motor
* Modelo do Motor: Olympus 593 Mrk610 * Fabricante do Motor: Rolls-Royce / SNECMA * Potência Máxima produzida por Motor na decolagem (pós-combustores acionados): 38.050 Lbs (170 KN) * Capacidade de Combustível: 119.500 Litros / 95.680 kg * Consumo de Combustível (1 motor em Idle, no solo): 1.100 kg/hora ou 2.400 libras/hora * Consumo de Combustível (1 motor em potência máxima "seca", no solo): 17.500 kg/hora ou 23.150 lbs/hora * Consumo de Combustível (1 motor em potência máxima + pós-combustor, no solo/decolagem): 38.500 kg/hora ou 49.604 lbs/hora
Paineis:
• Widescreen 2D opção do painel. • Primeiro Oficial 2D opção do painel. • Photorealistic arte 2D para painéis. • ADI tridimensional em 2D painel. • inundações Variant 2D e iluminação dos instrumentos. • Iluminação Storm. • 3D instrumentos analógicos no Virtual Cockpit. janela • Capitão abre em VC. • Primeiro no Flight Simulator: Variante de inundação VC & instrumento iluminação. • Dinâmica de matrícula da aeronave e cartazes SELCAL ID Aeronave:
• External models built for FSX features, including new animations for doors, cargo bays, pilots, control surfaces, gear bogies and much more! • Engine flames up on hot start. • Wheel fire.• Fuel jettison visible on external model. • Ogee Delta wing modelling with wing flex. • Improved and refined reheat effects. • Engines “black smoke” effects. • Special ‘delta wing’ tire smoke effects. • Engine fires. Simulador:
• Popup painel Engineer: Mapa de sub-painel. • Painel completo estado de save / load. • Gestor de combustível original. • Gestor de aeronaves. • Engenheiro de Vôo Virtual gerencia de combustível, Potência do motor e / ou Pressão na cabine.• Opção para ajustar 2D exterior para coincidir com o nariz / Visor posição. • Personalizado atalhos de teclado para painéis e selecionados sistemas de ações. • "Easy comando" Start-chave (CTRL + E) envolve o motor de arranque seqüência para iniciar todos os motores. • "Easy Align comando de teclado (CTRL + I) alinha INS. • "Quick Fly" recurso para nove aeroportos Concorde que define presentes posição, carrega a primeira perna da rota, e alinha o INS. • "Auto TLA" recurso reduz TLA durante a aceleração e desaceleração. • "reaquece comando de teclado (CTRL + F4) para o braço e se envolver reaquece em pares.
Sistema:
• Engenheiro de simulação completa do painel, incluindo: combustível, Hidráulica, controle do motor, controle da ingestão, de pressurização da cabine, temperatura dos travões e da lógica. • Toda a lógica Piloto novo personalizado. • ligar o motor completo e lógica de desligamento. • aumento do compressor do motor, incluindo os efeitos de áudio. • DC e Emergência sistema gerador elétrico. • iniciar Crossbleed. • Ground Services para o ar e elétrica. • Sistema elétrico (fase + frequência) modeladas. • reação realista de sistemas de aeronaves até à temperatura exterior (Nível hidráulico, temperatura do TCA, sangrar temperatura do duto de ar). • Gestão De ar na transferência de combustível. • As rampas e portas de derramamento de gestão manual afetar motor danos e performance. • Gestão de portas de ar secundário necessário para o vôo supersônico.
Flight Dynamics:
• Revista dinâmica de voo e os parâmetros do motor. • efeito de solo.• efeitos aerodinâmicos da asa delta delgado: efeito de solo com o momento pitch (margem estreita de estatutos em desembarques, barracas de profundidade).
VC em 3D:
• guarda-sol ajustável ao lado do Capitão para bloquear o deslumbramento controles. • assento ajustável. • Ajustável colunas de controle para vista panorâmica dos principais painel. Passageiros de voo • exibe no interior do habitáculo. • As portas abrem e fecham. • Capitão janela se abre.
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2 comentários
Como instala esse concorde? baixei ele, instalei, só que não aparece os relógios do painel e nem o trem do pouso, ele fica no ar, muito loco...
20 de junho de 2010 às 19:14o que eu fiz de errado?
abraço
como que instala???
4 de dezembro de 2010 às 17:00Postar um comentário