A TNT Airways e a Guggenheim Aviation Partners, LLC assinaram um acordo para o fornecimento de três novos Boeing 777-200 Long Ranger Freighters. O primeiro aparelho será entregue e começará a operar em julho de 2011. Os restantes dois entrarão ao serviço no final do mesmo ano. Os aparelhos B777 serão utilizados nas rotas de longa distância entre a Europa e a Ásia nas quais a TNT está, atualmente, a operar com uma frota de dois B747-400ERF, propriedade da empresa, e dois B747-400ERFs num sistema de locação de curto prazo.
“Estamos muito satisfeitos por termos assinado este acordo com o Guggenheim para estes aparelhos e ansiosos pela sua introdução na nossa frota” afirmou Niky Terzakis, diretor da TNT Global Air Network. “Tal como legado do 747, o B777 é um produto maduro e muito bem sucedido e o aparelho mais eficiente em termos de consumo de combustível disponível no mercado, ao mesmo tempo que oferece uma capacidade de desempenho quase equivalente ao nosso 747”, acrescentou.
“Estamos muito satisfeitos de ter de novo a oportunidade de trabalhar com o Niky e a sua equipa na TNT,” explicou po sua vez Steve Rimmer, Executivo da Guggenheim Aviation Partners, LLC. “O Boeing 777LRF está a provar ser a combinação perfeita nesta area do mercado de carga e será um apoio importante para os planos futuros da TNT.", acrescentou ainda.
O B777 tem um payload máximo de 107 toneladas face às 117 toneladas de payload do B747. O alcance do B777 é marcante e carrega maior payload do que o 747 em distâncias superiores a 13,000 quilómetro