Historia -
O F-16 Fighting Falcon é um caça (avião) multifacetado construído pelos Estados Unidos e utilizado por dezenas de outros países no mundo.
História
Desde os primórdios o F-16 foi concebido como um cavalo de batalha de baixo custo, que pudesse realizar vários tipos de missão e manter disponibilidade pontual. É muito mais simples e leve que os seus predecessores, mas usa aerodinâmica e aviónica eletrônicas, (incluindo a primeira utilização do vôo fly-by-wire, conseguindo a alcunha de "jacto electrónico"") para manter a boa performance.
Basicamente é isto que o distingue dos predecessores, muitos dos quais não foram concebidos para operar em todas as condições atmosféricas. Diferentemente dos demais caças, que apresentavam características de emprego específico, como por exemplo o F-104, que era demasiado dispendioso, e outros, feitos para operações exclusivas em porta-aviões, a exemplo do (F-14).
Embora o nome popular oficial do F-16 seja "Fighting Falcon" também é referido como "Viper", o nome de código da General Dynamics para o projecto durante a fase de concepção.
O F-16 é pequeno e ágil, navegando com o piloto sentado acima da fuselagem. Esta particularidade oferece ao piloto óptima visibilidade, uma vantagem crucial em combate aéreo. Para tal, o F-16 dispõe de um canhão M61 Vulcan, e pode ser equipado com mísseis ar-ar. No entanto, o F-16 foi concebido também para combate ar-terra, como suporte às forças terrestres, se necessário. Para o efeito pode ser equipado com uma vasta gama de mísseis ou bombas.
O F-16 advém de uma série de especificações do Departamento de Defesa dos Estados Unidos emitidas a 1974. Duas companhias foram escolhidas durante a fase de concepção: a General Dynamics com o desenho do YF-16 e a Northrop com o desenho do YF-17 Cobra. O F-16 foi o protótipo escolhido, apresentando performances superiores à comissão de avaliação; A Marinha dos Estados Unidos decidiu evoluir o desenho do YF-17 para o F/A-18 e, mais recentemente, para o F/A-18E/F, devido às provas de fiabilidade dos motores gémeos, que é considerado vital para operações baseadas na Marinha.
Não existem mais F-16 A/B em atividade na Força Aérea dos Estados Unidos, apenas F-16 C/D (738 aeronaves em outubro de 2006 sem contar a Guarda Nacional). O F-16 C/D é uma aeronave numericamente importante e ativamente empregada pela Força Aérea dos Estados Unidos.
Em teoria, novas encomendas ainda poderiam ser feitas, mas, na prática, esta mostra pouco interesse pela grande quantidade de F-16 que se encontram na reserva no AMARC (mais de 300 unidades) e esta ainda aguarda a entrega do novo F-35 Lightning II. Basicamente, a linha de produção do F-16 tem sido mantida pelas encomendas externas. O que demonstra o sucesso do programa ativo e a aeronave em produção por trinta anos.
Variantes
Os modelos do F-16 são designados por uma seqüência numérica de blocos. Cada bloco representa mudanças significativas nas capacidades da aeronave. O objetivo seria manter a padronização entre as aeronaves de um mesmo bloco e implementar estas mudanças em aeronaves já entregues, atualizando-as para o novo padrão. Este é o principal fator que possibilita que o F-16 mantenha-se combativo por tanto tempo, apesar da rápida evolução tecnológica.
F-16 A/B
Inicialmente equipado com o radar Westinghouse AN/APG-66 Pulse-doppler e a turbina Pratt & Whitney F100-PW-200 com 106 kN de potência.
Blocks 1/5/10 - Possuem poucas diferenças entre si e a maioria das aeronaves Blocks 1 e 5 foram atualizadas para o padrão Block 10.
Block 15 - A primeira grande alteração no F-16, o Block 15 possui estabilizadores horizontais mais largos, radar AN/APG atualizado e capacidade de levar armamentos aumentada. É a variante mais numerosa.
Block 15 OCU - O Block 15 OCU (Operational Capability Upgrade) possui turbinas atualizadas com inteface de controle digital, capacidade de atirar os mísseis AGM-65, AMRAAM, e AGM-119 Penguin, atualizações nas contramedidas eletrônicas, no cockpit, nos computadores e barramento de dados. Aeronaves Blocks 10 e 15 foram atualizadas para este padrão.
Block 20 - Basicamente, um Block 15 OCU com muitas capacidades do F-16 C/D Block 50/52: utilizar os mísseis AGM-45 Shrike, AGM-84 Harpoon, AGM-88 HARM e o casulo LANTIRN. Os computadores de bordo foram significativamente atualizados.
F-16 C/D
A célula da aeronave foi alterada significativamente, houve um aumento do peso vazio de 7.390 kg para 8.272 kg.
Block 25 - O F-16 C/D Block 25 entrou em serviço em 1984. As aeronaves receberam o radar Westinghouse AN/APG-68, tem capacidade de ataque noturno com precisão e a turbina Pratt & Whitney F100-PW-220E com interface de controle digital.
Block 30/32 - Entrou em serviço em 1987, foi o primeiro F-16 a possibilitar a opção entre turbinas General Eletric ou Pratt & Whitney. Os Blocks terminados em '0' são impulsionados pela GE, os blocos terminados em '2' são impulsionados pela Pratt & Whitney. Podem usar os mísseis AGM-45 Shrike e AGM-88 HARM. Foi significativamente atualizado pela adição do GPS/INS (guiamento por GPS) e pelo uso do casulo LITENING (guiamento por laser) que permitem o uso de bombas guiadas como a JDAM e a Paveway. Essa modificação é conhecida como F-16C++.
Block 40/42 - Entrou em serviço em 1988, tem a capacidade de ataque em qualquer tempo aumentada com o casulo LANTIRN, por isso chamados de Night Falcons.
Block 50/52 - Com as primeiras entregas em 1991; a aeronave é equipada com GPS/INS atualizado. Pode disparar mísseis e bombas avançados.
Block 50/52 Plus - Esta versão recebeu aviônivos atualizados como o decodificador ALE-50 e provisão para tanques conformais. Esta versão e a Block 60 são as versão atualmente oferecidas pela Lockheed nas concorrências e que foram pedidos por Chile, Singapura, Paquistão, Polônia e Grécia. Também está em estudos por Taiwan e Índia.
Um F-16I Sufa da Força Aérea Israelense.
F-16I - Basicamente, um Block 50/52 Plus para Israel com 50% de aviônicos israelitas.
F-16 E/F
Block 60 - Baseado no F-16C/D, possui tanques conformais, turbina General Electric F110-132 com 144 kN, radar Northrop Grumman AN/APG-80 AESA, pode disparar todas as armas do Block 50/52 e ainda o AIM-132 ASRAAM e o AGM-84E SLAM. O barramento de dados MIL-STD-1553 foi substituído pelo MIL-STD-1773 de fibra ótica que oferece capacidade muito superior.
Midlife Update Program
Com a saída do F-16 A/B das fileiras da Força Aérea norte-americana em 1996, não ocorreriam mais desenvolvimentos para esta dessa célula. Porém, era uma necessidade estratégica atender aos diversos aliados da OTAN que mantinham a aeronave na ativa, bem como prover suporte aos demais compradores. Para manter a capacidade de combate dos F-16 A/B equivalente aos dos F-16 C/D, foi desenvolvido o Midlife Update Program (MLU), inicialmente para Noruega, Bélgica, Dinamarca e Países Baixos.
As atualizações ocorrem em pacotes que permitem o aprimoramente constante das capacidades do caça de acordo com a evolução tecnológica. Atualmente, já existem quatro diferentes pacotes. As aeronaves compradas pelo Chile dos Países Baixos receberam o pacote M2. Portugal adquiriu pacotes M2, mas somente poucas aeronaves foram atualizadas. Os outros participantes do programa estão terminando a atualização M3 e começando a analisar a M4.
Emprego na Força Aérea Portuguesa
Era necessário substituir com urgência os antigos A-7 Corsair, aeronaves de ataque e não de caça e já obsoletas. Com os recursos disponíveis e facilidades de compra de equipamento norte-americano como contrapartida do uso da Base das Lajes, foi escolhido o F-16 A/B, embora já não fosse uma aeronave moderna. As aeronaves chegaram a partir de 1994, em 1996, a Força Aérea Norte-americana já não operava o F-16 A/B.
O programa Peace Atlantis I previa a entrega de 20 aeronaves F-16 Block 15 novas, 17 aeronaves (monolugar) e 3 aeronaves (bilugar). Destas aeronaves, duas foram perdidas em acidentes.
Durante a participação portuguesa na antiga Jugoslávia os caças enviados realizavam apenas operações de escolta, pois não tinham capacidade para operar armamento moderno (mísseis BVR ou bombas guiadas).
Pelo programa Peace Atlantis II, Portugal recebeu sem custo 20 aeronaves F-16 usadas e outras cinco para reposição de peças. Estas aeronaves seriam modernizadas pelo programa Mid Life Upgrade (MLU) e estariam em condições de participar ativamente de operações dentro do contexto da OTAN. Com um custo superior a 200 milhões de euros, a atualização seria realizada na OGMA.
Os pacotes MLU M2 foram feitos na Bélgica e o primeiro F-16 modernizado foi apresentado em 2003. Até hoje o programa não foi concluído. Apenas quatro ou cinco aeronaves do segundo lote estariam operacionais em julho de 2006. As demais encontram-se armazenadas.
Atualmente estão operacionais os 19 F-16 Block 15 do primeiro lote e 6 F-16 MLU.
Estando algumas aeronaves sem uso regular foi considerada a alienação de parte do lote de F-16 Fighting Falcon. Contudo Portugal não poderá vender as aeronaves sem acordo prévio com os EUA. Daí a ideia ter sido abandonada e nunca mais se ventilou a questão da venda ou alienação. Estão em transformação, de momento, as restantes aeronaves.
O F-16 é uma das aeronaves mais prolíficos da história da caça. Imediatamente distinguir entre os seus contemporâneos,
este lutador versátil sofreu várias renovações de seus sistemas, a fim de ficar com os tempos. O exterior, entretanto, necessário pouca melhora de seu projeto original pela Lockheed Martin e resistiu por mais de três décadas. Com lutadores do squareish nova ', como o F-22 e F-35 que vêm na cena, é preciso apreciar as características quase aquilino do Falcon F-16 Fighting.
Tão bem como sempre, o download de 700MB veio rapidamente a partir do servidor Aerosoft. O instalador que este pacote usa é diferente do habitual um Aerosoft, mas mesmo assim funcionou bem. Após a instalação, havia cerca de três gigabytes de F-16 no meu disco rígido. Uma verificação rápida do menu iniciar e na pasta FSX revelou um desinstalador e um manual página cinquenta. O manual é muito bem escrito, dá informações básicas sobre o F-16 e sua matriz complexa de blocos e modelos, bem como o conhecimento necessário de como operar a aeronave. Ele detalha todos os painéis, e diz claramente quais funcionam e quais não. Acho que este foi um passo muito bom na parte Aerosoft, e eu respeito todos eles a mais por isso. Ao contar-lhe tudo o que não funciona, a pessoa se sente como se você tivesse comprado um add-on que tem a mesma funcionalidade que uma aeronave padrão. Aerosoft fez muito bem em modelagem não muito isso, porque coisas como o IFF e controles Zeroize teria pouca utilidade além de entretenimento barato para trinta segundos. No entanto, o modelo Aerosoft que é feito na maior profundidade e qualidade. Além disso, há um breve exemplo de humor na lista que eu apreciei muito, mas eu vou deixar você encontrá-lo. Após arrancar primeiro até FSX, se é confrontado por um total de 21 modelos, e um de sessenta diferentes texturas, e duas missões. As missões são muito bem feitos: um é de uma interceptação simulada, e os demais é modelado em torno de uma escolta de Air Force One. Há alguma surpresa? Você vai ver ....
Interior
Quando você pensa do cockpit de um lutador, este é exatamente o que você imaginar: as grandes telas de LCD, o HUD, um regulador de pressão de um lado e vara de controle sobre o outro, eo assento de hard-rock. O F-16 foi o pioneiro da vara de lado, como este eo braço suporta tornar mais fácil para um piloto de manobra para continuar no G elevado. Aerosoft decidiu dar um pouco de movimento enquanto que o equivalente na vida real é estático e só os sentidos das forças aplicadas a ele.
O console central é sem dúvida o centro do cockpit, mas a maioria dos indicadores aqui são simplesmente os de backup para o HUD. Por exemplo, existe uma ADI backup, um indicador de velocidade, e um altímetro. Todos estes também podem ser encontradas no HUD. Além disso, verifica-se que os pedais podem ser ajustados de acordo com o comprimento de suas pernas. Para essa matéria, os pedais vai diminuir em correspondência com o botão do freio.
O HUD, eo Integrated Control Panel são provavelmente os sistemas mais complexos que o piloto pode interagir. A maioria das pessoas estão familiarizadas com o HUD, que é uma projeção de dados em uma placa grossa de vidro. Uma vez que esta é diretamente no campo de visão do piloto, o piloto está autorizado a manter a sua cabeça para cima e ver o seu entorno. Via os controles do lado direito do console, você pode configurar todas as informações que você deseja apresentar aqui, desde o altímetro radar para o marcador da trajectória de voo. O ICP controla algumas funções bastante obscura do F-16, tais como o nível de combustível Bingo, que permite que você defina a quantidade de combustível que, por exemplo, você precisa voar de volta a base. Uma grande parte destas não é funcional, principalmente porque muitos dos F-16 de sistemas seria inútil em gimmicks FSX. A iluminação noturna não é muito especial, mas apenas lança uma luz suave amarelo no cockpit.
Em geral, eu me pergunto quantas das Aerosoft F-16 é de meio milhão de vértices foram gastos aqui, porque este é um dos cockpits mais detalhado que eu já vi. Há uma infinidade de pequenos detalhes, como linhas de execução de e para o HUD, um perigo de radiação, eo HUD em si; se pode notar também os trilhos que a pedais em slide ou o macaco que levanta o dossel. Detalhe é a palavra em que este cockpit é construída, e há algo de interessante ou original de todos os ângulos. Há duas variantes do cockpit incluído neste pacote, mas no geral há pouca diferença entre os dois.
Exterior
É fácil pensar que os mapas de bump ou similares são as únicas coisas que podem fazer um magnífico exterior. Em alguns casos, isso é verdade, pois muitas vezes há somente tanto você pode fazer a uma superfície que é apenas composta por painéis. No entanto, em algo parecido com o F-16 não é nada parecido com isso que torna o exterior de modo especial, é nos detalhes. O ventilador girando na entrada de ar, as abas individual dos gases que se deslocam em uníssono, em resposta aos factores de produção a partir do acelerador, ou talvez o caminho que a arte se estende. Em qualquer caso, o exterior implora pequena descrição, simplesmente porque a conhecer um verdadeiro F-16 é conhecer a Aerosoft F-16.
Talvez a parte mais espectacular deste avião é o motor. Aerosoft modelou este até a última mancha de fuligem, e levantou-se o detalhe de inspecção, até mesmo quando me mudei meu ponto de vista na própria máquina. O bocal impulso estreita e alarga dependendo de como o regulador de pressão é posicionado, e todas as partes em se mover de forma realista. Eu tenho muito pouco conhecimento sobre o que as partes de um motor a jato são chamados, mas basta dizer que, após ter visto recentemente um F-16 motor de perto, fiquei muito satisfeito. Eu acho que as capturas de tela irá fazer um trabalho melhor de descrever isso senão I.
O trem de pouso e as armas são todas compostas de muito nítidas as texturas photoreal. Há uma abundância de detalhes visíveis nas baías artes, tais como motores para impulsionar as portas e os fios e tubos correndo o struts. Os mísseis, bombas e tanques de queda também estão muito bem criado, mesmo que eles não podem ser usados. Todas as colisões, sensores e outros pontos duros são modelados, e as luzes são mesmo localizado em seu recinto próprio vidro.
Vôo
Tenho certeza que você ouviu uma espada referido como uma extensão do braço, em todos os aspectos, o F-16 é muito mais a espada proverbial que talvez qualquer outra aeronave. É um lutador em menor proporção para alguns de seus contemporâneos, mas que o motor pode impeli-lo a cinqüenta mil pés, com rapidez vertiginosa.
Para a maior parte dos casos, existem duas maneiras pelas quais os F-16 voa: o caminho a um avião carregado de pegas ou a forma como o Thunderbird ou semelhantes voaria. Em levemente carregado F-16, eu comecei a levantar o nariz a cerca de 130 nós, e foi ao ar em 150 nós para a decolagem. O arrasto e peso eram incrivelmente evidente o papel da decolagem carregado F-16, e eu não estava no ar pelo menos até 250 nós. Como Aerosoft tensões no manual, a diferença no vôo deles é imensa. Se você ir para a página Stores em qualquer um dos MFD, você pode ver em que categoria está em sua aeronave, e ele vai te dar um limite para o G você deve puxar. Depois de voar em modelos como a versão do Thunderbird a dinâmica de vôo do F-16 carregado parecem incrivelmente pesado, mas uma vez que você climatizada é fácil apreciar a habilidade com que a dinâmica de vôo são modelados. Há apenas um problema no vôo desta aeronave. Você não pode iniciar a aeronave utilizando a lista, a menos que você vá (por exemplo), o padrão C-172 e garantir que a mistura é rica e cheia. Em seguida, mudar para o F-16 e ele funciona maravilhosamente.
Ao chegar do cruzeiro, a sua mão pode vaguear para os interruptores que controlam o piloto automático rudimentar. Por isso, eu posso dizer? Aerosoft tomou a iniciativa e algo programado, que pode ser único no mundo voo sim, e que é a capacidade de controlar a aeronave AI, através do radar e HUD. Quando um alvo aparecer em seu radar ou o seu mapa em movimento (que tem gráficos em tempo real da terra debaixo de você), você pode selecioná-lo usando uma zona de clique no MFD esquerdo. Você pode ter que percorrer os outros pontos AI no radar, mas quando você atingiu seu alvo irá brevemente mudar de vermelho para verde. Então, quando você chegar perto o suficiente, haverá um indicador sobre o HUD mostrando onde o objectivo é em relação a você, e então finalmente uma caixa irá aparecer no HUD em torno do alvo. Soa um tanto interessante, certo? É surpreendentemente mais do que isso, e eu fiz isso quase toda vez que eu voei. Não tenho a certeza que é tão divertido sobre isso, mas hey, eu era viciado.
É preciso ter em mente que o vôo de uma aeronave tão manobrável como o F-16 exige um desempenho bom. Para a maior parte, a Aerosoft F-16 não colocar tensão indevida sobre as taxas de frame. Em algumas áreas com clima pesado, o tráfego ou certos add-on do cenários, a aeronave pode se tornar unflyable, basta usar o bom senso. Comparado a outros produtos Aerosoft, este é realmente bastante difícil em frames, mas no âmbito do mercado é muito razoável.
Sons
Em geral, a qualidade do som é melhor que eu já ouvi qualquer coisa com um motor a jato. Quando da abertura do dossel, você é cumprimentado por um grito lamentando que soa exatamente como a coisa real. partida do motor é saudado pelo usual wind-up, e os sons em voo variar de um rugido de uma lufada de ar, dependendo de onde o acelerador posicionado. Quando você desligar o motor, haverá um som tranquilo que soa como o metal quente popping, uma vez que esfriar. Eu só encontrei um problema, e que é quando se passa da aceleração máxima do acelerador para zero os sons pára por apenas um segundo antes de voltar para a marcha lenta, ao meu conhecimento, isso não é realista.
Características e Efeitos
Mesmo Aerosoft dedicado a maior parte do seu trabalho para voar a aeronave em si, que não deixou escapar algumas coisinhas dentro Por um lado, usando o comando do leme de água, você pode fazer a viseira do piloto ir para cima e para baixo no modelo externo. Além disso, quando você puxa efeitos vapor G é suficiente, aparecem sobre as asas, ea duração varia de acordo com as mudanças montante G. Estes são estáticos e são realmente parte do modelo ao invés de efeitos que eles não piscam nem nada. Aerosoft não escolheu o modelo de como estes efeitos, porque, com a aceleração, tendo efeitos sobre a aeronave se tornou cada vez mais difícil. O mesmo acontece com a pós-combustão, que é estático, mas sua duração varia de acordo com a quantidade de pressão. A última característica notável que é o pacote inclui reabastecimento em vôo. Isso funciona muito bem. Lance o interruptor na cabine, mantenha uma atitude bastante nível em qualquer lugar ao longo de 3000 metros e inferior a 300 nós, e seus tanques lentamente recarga.
Final Word
A F Aerosoft-16 Fighting Falcon representa um marco na minha experiência com Aerosoft. Eu sempre fui feliz com as suas aeronaves, mas aqui eles têm ido para além e criou uma aeronave, que detém a totalidade do que faz FSX divertido: a programação quanto as limitações das autorizações sim, uma bela modelo, e simplesmente fascinante gadgets e características que tornam este avião como um vencedor. Estou muito satisfeito com a alegria pura que vem voando este, e eu não posso dizer o quão satisfeito estou a ver como uma bela reprodução de um avião que tem sido negligenciada no simulador.
O lutador básicos para a maioria dos países da OTAN durante várias décadas, esta aeronave merecia um lugar no FSX. Para o último ano Aerosoft tem vindo a trabalhar sobre um elevado detalhe modelo deste avião, e agora você vai ver o Fighting Falcon voar para o mundo virtual do FSX.
O F-16 Fighting Falcon é um caça multirole construir pelo General Dynamics para o Air Force E.U.. O lutador leve tornou-se o lutador ubiquities como era exportada para 25 nações e quebrando um recorde de produção de mais de 4.400 aeronaves. Atualizado a cada década que continua a ser a base para o lutador nações em todo o mundo. Além de ser um lutador muito grave continua a ser sobre os aviões, o mais agradável de voar com a excelente manobrabilidade e potência que permite vertical sobe. Visibilidade é inigualável no dossel da bolha frameless. Este gozo permanece totalmente intacta em FSX.
A Aerosoft versão inclui as versões mais usadas no maior detalhe possível. Com cerca de meio milhão de vértices é mais provável é a aeronave mais detalhada já projetado para FSX. O realismo deste produto é que grande partes dos produtos são vendidos a utilizadores profissionais e é utilizado nas primeiras fases de formação de pilotos em 3 países. Quando as aeronaves desenvolvidas internamente outras tentar mesclar todos os modelos existentes em um modelo "universal", o F-16 foi projetado com realismo puro em mente, até ao mais ínfimo pormenor cada um dos 21 modelos é que a aeronave real patrulhas o céu. No FSX o F-16 é uma alegria para voar, com a controlabilidade de aviões ligeiros e capaz de atingir altitudes de 50.000 pés e velocidades superiores a Mach1. É extremamente ágil ainda fáceis de controlar (irá voar quando você aponta o nariz) ele permite que você explore o ambiente do FSX como nunca antes.
Características:
* Os modelos A, C e AM
* General Electric F110-GE-100 e Pratt & Whitney F100-P-220 motores
* F-16C Block 50/52 atual e uma cockpits MLU
* 21 diferentes modelos externos
* 21 diferentes modelos de voo
* 61 diferentes texturas
* Cargas externas
AAMRAAM o AIM-120
O AIM-9 Sidewinder
o Smokewinder
O AIM-2000 IRIS-T
o II GBU-12 Paveway
HARM AGM-88A o
o tanque externo da asa 370
Conforme o tanque de fuselagem
o pod AN/ALQ-131 ECMo pod AN/ALQ-184 ECM
o tanque de fuselagem Externo 300
o Sniper AN/AAQ-33
o Litening AN/AAQ-28
AN/ASQ-213 o HTS
* Os países abrangidos
o da Bélgica
o Chile
o da Dinamarca
o Egito
o da Grécia
o italiano
o Israel
o Holanda
o da Noruega
o da Polónia
o Portugal
o brasileiro
o Taiwan
o E.U.A.
o Venezuela* Realistic (dentro das possibilidades FSX) Integrated Control Panel, entrada de dados de exibição.
* Realistic (dentro das possibilidades FSX) Air radar alvo com opções de acompanhamento
* Realistic (dentro das possibilidades FSX) Navegação display de visualização, incluindo o terreno
* Realistic Lojas de telas de gerenciamento
* Realistic Heads Up Display (na verdade, foi vendido para uso profissional)
Por favor note que este produto é 100% focado no vôo do F-16 e nenhum dos sistemas ofensivos e defensivos são modelados (embora o radar permite o rastreamento de aeronaves AI). Não há também objetos terrestres que aparecem quando os freios de estacionamento são definidos etc Cada byte passado foi usado o modelo da aeronave puro. Então, não espere as bombas que caem, os mísseis que a velocidade em direção a metas ou unidades de poder terreno.
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Parte 2
Parte 3
Parte 4
Exclusividade. Se for copiar colocar os créditos.
3 comentários
como eu faço para instala-la?
20 de julho de 2010 às 00:45E o serial, kd?
3 de outubro de 2010 às 18:23Postar um comentário